O surto da COVID-19 criou na aviação uma crise sem precedentes. A NAV Portugal não é excepção, estando à beira de uma ruptura de tesouraria.
Os Serviços de Tráfego Aéreo Europeus estão em risco. Com cortes extraordinários a serem aplicados por toda a Europa, deteriorando as condições de trabalho dos profissionais do sector, a segurança dos passageiros e a capacidade do sistema ATM/ANS estarão comprometidas num futuro próximo.
Os representantes europeus dos profissionais do sector ATM/ANS criaram assim uma petição para chamar a atenção a todos os cidadãos europeus. Representantes dos Controladores de Tráfego Aéreo, Técnicos de Telecomunicações Aeronáuticas e Técnicos de Informação e Comunicação Aeronáutica uniram-se através das suas Associações e Sindicatos (IFATCA, ATCEUC, ETF, IFAIMA e IFATSEA). O seu pedido é simples:
Que todas as Instituições Europeias e Estados Membros trabalhem em conjunto com todos os profissionais da aviação na criação de um plano para todo o Sector Europeu da aviação, no qual se incluam os serviços ATM/ANS.
Com o hashtag #SaveYourSky, convidam-se todos os Associados do SINCTA e da APCTA a partilhar esta petição nas redes sociais, por forma a divulgar os perigos que o nosso sector enfrenta junto do público em geral, bem como a assinar a própria petição.
O futuro dos céus europeus está em perigo. Cabe a nós mantermo-nos unidos e lutarmos para que os aviões voltem a rasgar os nossos céus em força e em segurança.