Apesar da continua recuperação do volume de tráfego a nível europeu, no final de março iniciou-se o Verão IATA resultando num aumento mais acentuado do volume de tráfego.
Contudo, com base nas últimas previsões do Eurocontrol, o volume de tráfego a nível europeu no final do presente ano apenas representará 92% do tráfego de 2019 (cenário base), atingindo os valores de 2019 (ano de referência) somente em 2025.
A nível nacional, a NAV Portugal tem seguido as previsões mais otimistas do Eurocontrol, tendo registado em março valores superiores a 2019 pelo segundo mês consecutivo (+3,2%). A FIR de Lisboa registou um crescimento de +2,3%, tendo o dia 4 de março sido o dia mais movimentado do mês, com 1913 movimentos. A FIR de Santa Maria registou um crescimento de +6,5%, tendo o dia 11 de março sido o dia mais movimentado do mês, com 484 movimentos.
A tendência de recuperação, que se verifica nos ACC nacionais, é transversal à maioria das Torres de Controle, sendo expectável que o volume de tráfego nas Torres de Controle que ainda apresentam valores inferiores a 2019, iniciem esta tendência de recuperação com o início do Verão IATA.
Apesar da situação de guerra na Ucrânia, estima-se que o volume de tráfego continue a crescer em toda a Europa e em especial em Portugal. No entanto, apesar deste cenário otimista continuam a existir algumas incertezas que ameaçam uma recuperação sustentável do tráfego – tais como, o aumento da inflação, com consequente deterioração do poder de compra dos consumidores e das economias nacionais, o aumento dos preços dos combustíveis, bem como, a falta de staff transversal a toda a Europa, incoadunável com a preocupação dos ANSPs em minimizar os níveis de atraso no ano de 2023 – que representam potenciais fatores de incerteza que poderão levar à inversão desta tendência de crescimento.