Ao nível europeu, o volume de tráfego no mês de maio cresceu 6,2% relativamente ao mesmo período de 2022, tendo registado 92% do volume de tráfego de 2019, em linha com o cenário base das previsões do Eurocontrol.
Desta forma, o mês de Maio veio confirmar a tendência de recuperação, que já se tinha verificado nos meses anteriores, com valores muito próximos aos valores registados em 2019. No mês de Maio, a NAV Portugal registou um volume de tráfego de -4,5% relativamente a 2019 (ano de referência), cerca de menos 100 voos diários, tendo a FIR de Lisboa registado – 4,5% e a FIR de Santa Maria -4,7%.
Relativamente aos atrasos registados um pouco por toda a europa, a principal razão continua a ser a falta de recursos humanos, resultado do aumento do número de reformas antecipadas e da diminuição de recrutamento de novos controladores de tráfego aéreo provocados pela crise COVID, bem como, por condicionamentos meteorológicos.
A guerra na Ucrânia continua a afetar o volume de sobrevoos em diversos ACC, tais como, Polónia, Lituânia, Estônia e Letónia. No entanto, vários ACC na zona Este da área de responsabilidade do Network Manager estão a crescer a duplo digito, tais como a Turquia, Bielorrússia, Grécia, Roménia e Hungria, resultado de um novo fluxo de tráfego que surgiu da Alemanha-Grécia, Polónia-Grécia, Polónia-Turquia e Rússia-Turquia.
Ao nível nacional, a maioria das torres de controle e ambos os centros de controle continuam a registar valores superiores a 2019. Esta tendência permanece no mês de junho, com valores superiores aos valores registados em 2019, com especial crescimento na segunda quinzena do mês, coincidente com o início do período de férias escolares.