Evolução do Tráfego Aéreo Maio

2022.06.30

Evolução do Tráfego Aéreo Maio

Apesar de vivermos uma situação de guerra na Europa, esta circunstância continua a não ter impacto directo no sector da gestão da navegação aérea em Portugal.

Desta forma, o mês de Maio veio confirmar a tendência de recuperação, que já se tinha verificado nos meses anteriores, com valores muito próximos aos valores registados em 2019. No mês de Maio, a NAV Portugal registou um volume de tráfego de -4,5% relativamente a 2019 (ano de referência), cerca de menos 100 voos diários, tendo a FIR de Lisboa registado – 4,5% e a FIR de Santa Maria -4,7%.

Desde o início do ano que algumas torres de controle têm registado valores acima de 2019, tais como as Torres da FIR de Santa Maria, Funchal e Cascais. Esta última Torre de Controle continua a registar records históricos IFR e IFR+VFR. As restantes Torres de Controle da FIR de Lisboa, continuam em recuperação, registando valores cada vez mais próximos aos de 2019.

A crise na aviação provocada pela pandemia mostrou-nos a dificuldade em definir previsões para o futuro. Ultrapassada esta crise, enfrentamos agora uma guerra na Europa que tem estado a afectar as economias mundiais, o que não permite definir uma projeção segura dos valores de tráfego para os próximos meses.