A nível nacional, a maioria das torres e ambos os centros de controlo continuam a registar valores superiores a 2019. Esta tendência permanece no mês de Agosto.
A FIR de Lisboa registou um crescimento do volume de tráfego de 2,1% (mais 1302 voos por mês) do que em 2019 e mais 7,9% que o tráfego de 2022. Relativamente à FIR de Santa Maria, o mês de Agosto termina com um crescimento de 11,2% (mais 1839 voos por mês) do tráfego de 2019 e 4,4% do tráfego de 2022.
Nas torres de controlo, a maioria continuam a registar níveis de tráfego superiores a 2019, à exceção das torres de Cascais e de Faro. No entanto, se contabilizarmos apenas a variação do tráfego IFR, a Torre de Cascais apresenta um aumento de 11%, enquanto a Torre de Faro tem valores iguais a 2019.
Importa ainda fazer uma correção sobre a variação do tráfego de Junho de 2023/2019 da Torre da Horta, publicada na Newsletter nº. 71, no mês de Julho, onde foi anunciada uma perda de 37,2%, mas que na realidade registou um aumento de 31,2%.
Apesar de todas as circunstâncias externas com impacto na aviação e no turismo que temos vivido nos últimos anos, a avaliação que fazemos da recuperação do tráfego é positiva e esperamos que se mantenha neste último trimestre de 2023.