Evolução do Tráfego Aéreo Abril

2023.06.12

Evolução do Tráfego Aéreo Abril

A nível europeu, o volume de tráfego tem acompanhado o Cenário Base do Eurocontrol, registando 90% do tráfego de 2019. No mês de abril, o volume de tráfego registou um crescimento de 9,7%, comparativamente aos valores de 2022.

Seguindo esta tendência, chegaremos ao final do ano com 95% do volume de tráfego de 2019.

Relativamente aos diferentes tipos de aviação, a aviação em geral (companhias de bandeira, voos regionais e low-cost) já atingiu os valores de 2019, enquanto a aviação executiva, de carga e charter sofreram um decréscimo. Ao nível dos atrasos na europa, além da greve em França, a falta de staff é o principal fator para os atrasos registados, resultante da diminuta contratação e da dispensa antecipada de pessoal em fim de carreira durante a pandemia.

Ao nível nacional, regista-se uma clara tendência de abrandamento em ambas as FIR durante o mês de abril. A FIR de Lisboa registou um crescimento do volume de tráfego de 0,4% (mais 7 voos por dia) do que em 2019 e +5,4% que o tráfego de 2022. Relativamente à FIR de Santa Maria, o mês de abril termina com um crescimento de 3,6% (mais 16 voos por dia) do tráfego de 2019 e 13,4% do tráfego de 2022. Em termos globais, em abril, a NAV Portugal registou um crescimento de 1% relativamente a 2019.

Nas torres de controlo, todas continuam a registar níveis de tráfego superiores a 2019, à exceção das torres de Santa Maria e de Faro, sendo que esta última continua paulatinamente a registar uma tendência de recuperação, começando-se já a sentir o início do fluxo de férias na Europa no tráfego com destino a Faro.

Apesar de todos os fatores exógenos com impacto na aviação e no turismo, esperemos manter a tendência de recuperação, que marcou o primeiro trimestre de 2023.