Airspace World 2024 – Genève

2024.04.29

Airspace World 2024 – Genève

Decorreu entre 19 e 21 de Março a exposição Airspace World promovida pela CANSO, naquela que será para já a última realizada em Genebra. Em 2025, este importante encontro muda-se para a cidade de Lisboa e decorrerá entre os dias 13 e 15 de Maio.

Decorreu entre 19 e 21 de Março a exposição Airspace World promovida pela CANSO, naquela que será para já a última realizada em Genebra. Em 2025, este importante encontro muda-se para a cidade de Lisboa e decorrerá entre os dias 13 e 15 de Maio.

Esta exposição engloba alguns (muitos) dos mais relevantes players na indústria da aviação, quer seja no domínio tecnológico como a INDRA, a Thales ou mesmo a Boeing, entidades que moldam o curso dos desenvolvimentos que assistiremos a breve trecho como o SESAR, as organizações representativas dos profissionais, ANSPs (DFS, NATS, ENAV), mas também pelos oradores high level em que destacamos o diretor para a aviação da EU, diretor geral do NM, diretores da EASA, entre outros.

A predominância dos temas da digitalização com uma aposta cada vez mais significativa em IA (torres remotas, sistemas aeroportuários, sistemas de gestão de tráfego, entre outras) e UAS e UTM são um indicador claro de para onde nos estamos a dirigir a nível global.

Assistimos à apresentação de soluções avançadas que exponenciam o nível de automação em sistemas ATM, demonstrações de novas funcionalidades, e integração de sistemas de gestão UTM. Tivemos igualmente a possibilidade de assistir a diversos pequenos seminários sobre estes temas mas também sobre a visão das entidades reguladoras e dos quadros de gestão para o que estes vêm como as necessidades futuras do setor.

Aqui saltam à vista as intenções de usar a tecnologia como ferramenta não só de apoio aos profissionais mas igualmente como meio para colmatar falhas de recursos humanos existentes na indústria – a lógica do sistema homem-máquina enquanto parceiros de equipa.

Outro aspeto que nos parece relevante é a procura de soluções que, na senda de uma indústria mais sustentável e ambientalmente neutra, leva as lógicas de trabalho e a forma como o espaço aéreo é visto a serem abertamente diferentes dos conceitos atuais. Abre-se igualmente a possibilidade desta ser a porta de entrada à mobilidade alavancada na digitalização.

E claramente a aposta no mercado e conceitos de Advanced Air Mobility como um futuro que está já ao virar da esquina, com a sua integração em volumes de espaço aéreo controlado e conceitos de gestão de espaço aéreo dinâmicos.

Muito mais haveria a ver e ouvir. Ainda assim estas possibilidades dão-nos a conhecer o que já se está a fazer e o que está pensado, possibilitando-nos a antecipação das nossas posições para o futuro.