O mês de Setembro esteve em linha com esta tendência, enquanto a média europeia ficou pelos 87%, em grande parte devido à guerra na Ucrânia, que tem tido bastante impacto em alguns prestadores de serviço de ATM, tais como, a Lituânia, a Polónia e a Estónia. Ao nível da natureza dos voos, os voos comerciais registaram valores inferiores (-20,1%) aos valores registados em 2019, enquanto os voos de carga (+4,1%) e os voos de business (+18%) continuam a suportar a recuperação.
Em contraciclo à maioria dos prestadores de serviço ATM, a NAV Portugal tem acompanhando o cenário mais optimista do Eurocontrol. Relativamente a cada uma das FIR no mês de Setembro, a FIR de Lisboa registou -4,6% do tráfego de 2019, enquanto a FIR de Santa Maria registou -6,6% do tráfego de 2019.
Ao nível das Torres de Controlo, à semelhança do que se passa nos Centros de Controlo, a maioria dos órgãos tem estabilizado os seus valores relativamente aos valores de 2019. À excepção da Torre de Faro, que regista um decréscimo superior aos meses anteriores e da Torre de Cascais, que apesar de manter mais 21,5% do tráfego a nível acumulado, regista em Setembro uma quebra de -19,8%, sendo maioritariamente uma quebra ao nível de tráfego VFR, uma vez que ao nível dos IFR a quebra foi de apenas -2,1%.
O mês de Outubro, devido à entrada do Topsky na FIR de Lisboa, vai ser um mês atípico ao nível de valores de tráfego, resultado das restrições impostas pela entrada do novo sistema ATM. Sendo que a FIR de Santa Maria irá receber algum do tráfego que evitará as regulações impostas na FIR de Lisboa, estima-se um aumento nos volumes de tráfego registados.